Professora responsável

Maria José de Carvalho profª desde 1995. Formada em Letras Português/Inglês, Pós-graduada em Educação. Atuando como Profª PDE 2009/2010 com o Projeto de Intervenção Pedagógica " A CONSTRUÇÃO DE JORNAL ONLINE: CAMINHO PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA", no Instituto de Educação Estadual de Maringá.







Formatura

Depois de quatro longos anos - que às vezes mais pareciam intermináveis - o tão sonhado dia da formatura está se aproximando. Contagem regressiva, preparativos e palavras de alívio se fazem cada vez mais presentes no nosso cotidiano escolar. Mas qual o problema em desejar tanto o término desse curso? Por mais que digamos diariamente: "Quero que isso termine", ou outras coisas do tipo, sabemos que, na verdade, estamos felizes por termos conseguido vencer. A formatura pra nós é sinônimo de vitória!
Quantos começaram conosco e não terão hoje tão inefável prazer como o que teremos ao receber nosso diploma com um grande sorriso no rosto... Nunca esqueceremos deles. No início éramos três turmas, cerca de 100 alunos. Hoje somos aproximadamente 35. Também nunca esqueceremos as manhãs agitadas das intermináveis conversas que tanto nos faziam rir. Amigos que compartilharam conosco momentos desesperadores como o primeiro Projeto de Pesquisa em estágio, a primeira Prática Docente, a primeira ficha de carga horária perdida... As lágrimas que derramamos quando nem tudo saia do jeito que planejamos e todo o mundo parecia sempre nos exigir mais. Brincadeiras, desabafos, desavenças, discussões... Nesses quatro anos aprendemos, acima de tudo, a convivermos uns com os outros. Alunos que, no início, não suportavam a presença do outro, hojem convivem juntos sem maiores problemas. As nossas diferenças nos ajudaram a crescer, e apenas crescendo juntos conseguiremos chegar a algum lugar.
Também nunca esqueceremos de professores tão amados que fizeram parte da construção do que somos hoje. Sim, os professores. Eles são responsáveis pelo tipo de profissionais que seremos ou somos. Aos professores que nos ensinaram e foram nossos amigos, que nos levaram a pensar e refletir, e também aqueles que se limitaram a ser nossos professores, que bem ou mal, nos conduziram ao conhecimento, nosso "Muito Obrigado".
Que venha faculdade, mercado de trabalho, família, o que for que encararemos de agora em diante. Podemos dizer que estamos prontos! Que o Magistério nos traga lembranças felizes, e que as lembranças ruins nos sejam aprendizado. Que não nos esqueçamos  de tudo aquilo que aprendemos: tanto o que se pode registrar em um caderno como tudo aquilo que não cabe em uma simples apostila. Que venha a formatura! Que venha a vida!

Aluna: Mirian Noemí