Professora responsável

Maria José de Carvalho profª desde 1995. Formada em Letras Português/Inglês, Pós-graduada em Educação. Atuando como Profª PDE 2009/2010 com o Projeto de Intervenção Pedagógica " A CONSTRUÇÃO DE JORNAL ONLINE: CAMINHO PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA", no Instituto de Educação Estadual de Maringá.







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DILMA É A NOVA PRESIDENTE ELEITA

Com cerca de 56% dos votos, Dilma Rousseff vence as eleições e se torna a primeira mulher presidente do Brasil


Dilma Rousseff foi eleita por voto popular, vencendo o tucano José Serra. Essa vitória traz a ela não só o cargo de presidente da república, mas também faz dela a primeira mulher presidente do Brasil. O atual presidente, José Inácio Lula da Silva, que apoiou a candidata durante toda sua campanha eleitoral diz que o governo de Dilma deve ter a cara dela e agradece aos eleitores pelos votos.




Alunas: Andressa Tatiane, Izadora Nunes, Jéssica Caroline e Mariane Lunardi

O Aborto e as eleições

As discussões sobre o aborto voltaram a ocupar espaço na mídia nos últimos meses. A razão foi a divulgação de uma norma pelo Ministério da Saúde dispensando a obrigatoriedade do boletim de Ocorrência em caso de abortamento por violência sexual.
Depois de muitos anos, um assunto polêmico volta a ser discutido pela sociedade: o aborto. Diz a Bíblia que somente Deus tem o direito de tirar a vida, não o homem.
Primeiro queremos dizer que somos pessoas tementes a Deus. Dormimos todos os dias com a nossa consciência tranquila, mas sabemos que sempre poderíamos estar fazendo algo mais. Mas não é isso que nos preocupa, e sim o fato da exploração de um texto durante um período como esse de campanha eleitoiral. O aborto virou palanque ou plataforma política para aqueles que são contra e usam como tática para desmerecer quem é a favor.
Mas a pergunta que faço é: Quem tem o direito de escolher sobre a vida? De quem é a decisão de optar entre o aborto ou não?
Este assunto deve ser tratado em outro momento. Tem muitos candidatos oportunistas que querem fazer dessa situação um circo de horrores. Acho que não é esse o caminho. O aborto é uma coisa séria, e que merece ser tratado com responsabilidade. Por isso, o tema deve ser muito bem discutido com a sociedade, e que seja usado o máximo de bom senso para uma decisão feliz.
Sobre as eleições, estamos cansados de ouvir e ver na imprensa que jovens estão morrendo por causa das drogas, estão sendo assassinados, pessoas morrendo nas filas de hospitais, e a corrupção política que se tornou uma doença incurável nesse País.
Nestas eleições, temos de pensar direito e votar consciente em candidatos que realmente tenham compromisso e propostas para resolver os problemas do nosso povo.
"Emite opiniões, quem tem opiniões para dar, se possível, inteligentes. Emite conceitos disparatados se o termo conceito se aplica, quem não tem nada de muito a agregar, apenas demagogia a de disseminar, em linguagem próxima a vulgaridade..." Fernando Henrique Cardoso".

Alunas: Elaine Luz, Heloisa Bortollo, Júlia de Canini e Thaís Bim